Diante de uma população tão diversa, a implementação da inclusão social se faz fundamental. Por isso, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, tem realizado investimentos para promover a inclusão social em todos os setores públicos da cidade, garantindo assim um desenvolvimento justo e igualitário aos cidadãos. Quer saber como Mogi das Cruzes está trabalhando a inclusão social? Prossiga com a leitura.
Implementação de escolas: a educação como prioridade
A implementação de escolas que estejam estruturadas para atender a todas as necessidades dos alunos também é um ato de suma importância na inclusão social. Instituições de ensino com rampas de acesso, banheiros destinados aos cadeirantes, e participação de profissionais capacitados para atender crianças com deficiências, é uma das realizações da prefeitura para promover a inclusão social aos mogianos.
Desse modo, considerando que as crianças e adolescentes são o futuro da nação, Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, realizou a entrega da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista, que conta com profissionais especializados para o tratamento e educação das crianças com TEA, promovendo um desenvolvimento mais igualitário entre os alunos.
Como é a inclusão social no âmbito da saúde em Mogi das Cruzes?
Ainda, a prefeitura tem consolidado políticas inclusivas na área da saúde, garantindo que todos os munícipes possam contar com um atendimento humanizado nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Essas instituições também contam com rampas de acesso, serviços de emergência altamente eficazes, médicos e enfermeiros qualificados para lidar com a diversidade dos pacientes, e recursos para o atendimento de deficientes visuais.
Um dos maiores feitos do prefeito Caio Cunha foi entregar a Mogi das Cruzes o pronto atendimento, com funcionamento de 24 horas, Vagalume Saúde Infantil. O local é projetado para atender especificamente o público infantil, dispondo de espaços lúdicos e acolhimento adaptado para crianças com Transtorno do Espectro Autista, auxiliando os pais e responsáveis na promoção de um atendimento à saúde mais tranquilo.
Outros feitos
Sendo Mogi das Cruzes um dos municípios mais populosos do estado de São Paulo, é imprescindível a adoção de outras práticas de inclusão social. Dessa forma, outros tipos de inclusão também são implementados nos estabelecimentos do município, como práticas sociais que incluam a todos, espaços integrativos para os idosos, que combatam o preconceito etário, e locais para a promoção cultural de todas as etnias.
Além disso, o prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, segue procurando por diversos meios de promover a inclusão social, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Cidadania e Inclusão Social (CCIS). O principal objetivo do político é que todos os mogianos possam exercer sua cidadania de forma livre, podendo contar com todos os recursos da cidade para seu desenvolvimento individual e social.
Por fim, Mogi é uma das primeiras cidades a reconhecer a importância da inclusão social, realizando a promoção de um desenvolvimento igualitário. Para Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), é fundamental que todos os grupos sociais tenham acesso ao desenvolvimento pleno na sociedade, podendo exercer sua cidadania de forma livre em todos os ambientes.