O publicitário é o profissional responsável por fundamentar a identidade visual de uma marca e fortalecer sua imagem. E, para trabalhar no meio comunicativo, muito se usa além da criatividade – que é tão prezada nos perfis. Por isso, a empresária Cristina Mosolf descreve as principais características que um profissional da publicidade deve ter para somar a criatividade e exercer a profissão da melhor maneira.
Sabe-se que o publicitário lida com diversas estratégias e conteúdos de marketing e comunicação para realizarem o serviço para a empresa. Cristina Mosolf explica que isso atrelado às variedades do mercado, principalmente pelo crescimento acelerado do mercado online, apenas contar com a criatividade não é suficiente. Por isso, alguns aspectos fundamentais para realizar os objetivos da profissão são:
Manter-se informado e atualizado
Cristina Mosolf esclarece que, o bom profissional da área, deve conhecê-la como um todo e não apenas os segmentos com os quais trabalha. Por isso, é preciso manter-se atento às novidades e acompanhar a evolução dos negócios. Além disso, estudar e pesquisar para aprimorar e especializar seu serviço nunca é demais independente da área escolhida.
Ser organizado
A organização é uma qualidade prezada na área de publicidade. Para Cristina Mosolf, é fundamental que o publicitário tenha controle e organização dos seus projetos e demandas. Estar atento aos prazos, cronogramas e tarefas que devem ser desenvolvidas garantem uma performance de qualidade e resultado em suas entregas.
Ser colaborador
O publicitário deve ter em mente que, na grande maioria dos projetos, não há trabalhos desenvolvidos individualmente. Por isso, Cristina Mosolf ressalta a importância de saber trabalhar e lidar com equipe, afinal, lidar com pessoas é essencial para essa área e, principalmente, no ambiente de trabalho para criação e execução de tarefas.
Ter convicção
O profissional de publicidade deve exalar convicção durante suas realizações e entregas. Cristina Mosolf esclarece que ele necessita de convicção para transmitir confiança e credibilidade nos seus serviços, tanto para a marca quanto para os colaboradores que o auxiliam.
Ser persuasivo
O publicitário trabalha justamente com estratégias de comunicação para transmitir uma ideia ou proposta com objetivo de convencer o público. Desse modo, Cristina Mosolf esclarece que esse profissional deve persuadir tanto o público – através de estratégias para atrair consumidores para a marca – quanto com a própria equipe para firmar seus projetos – através da demonstração de experiências e resultados que seu trabalho alcançará
Passar Transparência
Contudo, convencer pessoas a comprar a sua ideia, significa buscar – através da verdade – o alcance do público. Por isso, a transparência nos processos e entregas é fundamental para a carreira de um publicitário de qualidade. Cristina Mosolf reforça que transmitir falsas informações pode prejudicar não somente o seu trabalho, mas a imagem da marca e a experiência do consumidor.
Ser intuitivo
Por fim, uma característica que anda de mãos dadas com a criatividade é a intuição. O publicitário deve ter a visão ampliada para enxergar oportunidades que, muitas vezes, não estão claras para os demais. Cristina Mosolf complementa que isso é um diferencial para campanhas de sucesso e retorno positivo para as marcas. Explorar a intuição é uma necessidade desse profissional.