Você, empreendedor farmacêutico, sabe que é importante estar atento aos aspectos de Recursos Humanos do comércio? Para Manoel Conde Neto, empresário e fundador da Farma Conde, é preciso estar alinhado aos aspectos de gestão de pessoas da farmácia, isto é, desde o processo de seleção até os treinamentos, afinal, erros nessa área podem comprometer diretamente os resultados do negócio.
Mas, afinal, é possível fazer uma boa gestão de pessoas na farmácia?
Existem muitos fatores que influenciam na farmácia e, por isso, devem se trabalhados pelo gestor, a gestão de pessoas é um desses e, para ser bem desenvolvida, deve contar com a liderança e proatividade do empreendedor que, quando somadas a demais aspectos essenciais, tornam esse processo eficiente para o varejo farmacêutico.
Confira, a seguir, quais são os aspectos que devem ser aplicados em seu comércio para evitar erros na gestão de pessoas:
- Melhoria do processo seletivo
O processo de seleção da farmácia é um dos primeiros pontos a serem considerados pelo gestor que deseja melhorar os processos de Recursos Humanos. Isso porque, a contratação de um funcionário exige planejamento para ser eficiente e, apesar de não ter uma única regra, o empresário Manoel Conde Neto considera que é por meio da compreensão das necessidades do negócio que o gestor consegue escolher os melhores métodos de seleção e avaliação de seus candidatos.
- Motivação do colaborador
Quanto mais um funcionário se sentir motivado em seu trabalho, mais produtivo será. Por isso, os gestores de farmácia que desejam bons resultados em seu negócio devem elaborar planos de ações que fortaleçam a confiança e engajamento da equipe. Assim, o empresário Manoel Conde Neto entende ser fundamental oferecer benefícios, promover treinamentos e implementar um plano de carreira para manter a motivação no ambiente de trabalho.
- Promoção de treinamentos periódicos
Na concepção do empresário Manoel Conde Neto, a promoção de cultura baseada no aprendizado e evolução coletiva e individual da equipe cria uma excelente gestão de pessoas. Por isso, atrelado ao trabalho de motivação está a promoção de programas que auxiliem no desenvolvimento profissional dos colaboradores. Dessa forma, é indispensável que o gestor da farmácia ofereça condições para os colaboradores seguirem atualizados sobre mudanças do mercado e da atuação geral da farmácia.
- Desenvolvimento da comunicação aberta
Por fim, mas não menos importante, está a chave para a manutenção das práticas eficientes dentro da empresa: a comunicação. Para o empresário Manoel Conde Neto, desenvolver uma comunicação fluida e alinhada com a equipe auxilia no desempenho de todos e evita erros na gestão de pessoas. Quando as informações são transmitidas de maneira clara, há uma diminuição na possibilidade de falhas na execução do trabalho.