O empreendedorismo jovem possui uma face distinta daquela posta pelo empreendedorismo dos “adultos”. Como explica o empresário Marco Antonio Carbonari, o jovem empreendedor enxerga, nesse meio profissional, a oportunidade de ter um estilo de vida e, ao mesmo tempo, um negócio, enquanto a maioria dos adultos que decidem empreender buscam um meio de renda ou de investir em oportunidades.
Empreender independe da idade ou do motivo, e está relacionado a colocar em prática o empreendedorismo. Desse modo, Marco Antonio Carbonari esclarece que abrir um negócio depende, inicialmente, das suas ações. Contudo, no momento de permitir que a ideia saia do pensamento e se torne ação, o medo pode tomar conta, principalmente quando se é jovem e se depara com um mercado composto pelo universo dos adultos.
Sendo assim, o empresário reuniu algumas dicas para você se firmar no mercado dos negócios e ter uma garantia de estabilidade no traçar do seu rumo e dos seus objetivos através do empreendedorismo.
A primeira dica dada pelo empresário Marco Antonio Carbonari é a de estudar o mundo dos negócios. Independente do segmento que sua empresa irá seguir, é essencial investir em cursos, leituras e acompanhar as tendências do mundo dos negócios, isso porque, além da sua especialização, é essencial ser um conhecedor do mundo empreendedor.
Outra dica fundamental é realizar um bom planejamento do seu negócio. Isso porque estruturar o negócio antes de iniciar é uma estratégia para manter o controle do seu empreendimento e conseguir analisar oportunidades, possíveis empecilhos, suas entradas e saídas. Marco Antonio Carbonari esclarece que existem diversas ferramentas que podem auxiliar o empreendedor tanto durante a abertura do negócio quanto durante o serviço.
Por fim, a última dica deixada pelo empresário Marco Antonio Carbonari é a de que o jovem empreendedor saiba fazer networking. Isso significa que estabelecer uma boa rede de contatos, ou seja, de parceiros empresariais ou clientes é fundamental. Manter sempre uma boa relação com conhecidos do meio profissional e acadêmico também garante a possibilidade de parcerias durante a jornada empreendedora.