O fato de alugar um imóvel requer vários tipos de planejamento, um deles é o financeiro e talvez seja o mais importante. O presidente do Grupo Piran, empresa de participações em empreendimentos do ramo imobiliário, Valdir Agostinho Piran, vai te ajudar no quesito organização financeira. Confira como fazer isso:
Possua um objetivo que seja viável
Isso quer dizer que você precisa ter em mente qual é sua renda e quanto você pode investir no aluguel de um imóvel. Possua clareza acerca das suas finanças, isso vai auxiliar muito no momento de organizar os gastos. Alugar um imóvel possui muitos gastos além do aluguel mensal, você pode precisar arcar condomínio, IPTU e possíveis manutenções na casa antes da mudança.
Encontre o imóvel certo
Depois de ter em mente quanto você pode investir em um imóvel, fica muito mais fácil filtrar opções que atendam às suas necessidades, explica Valdir Agostinho Piran. Pense sobre a localização do imóvel em relação aos lugares que você vai com frequência, os serviços disponíveis na região, verifique se os meios de transporte são eficientes e o que mais for indispensável para você.
Despesas do contrato
Os contratos de locação de imóveis possuem alguns custos que você irá precisar arcar. Esses custos vão variar dependendo da imobiliária, no entanto você precisa estar ciente de quais são e quanto irão custar. Apólices, seguro-fiança, casos de inadimplência, possíveis reparos na casa são alguns exemplos de custos que você pode vir a arcar no contrato de aluguel.
Planejamento
Esse passo necessita de muita organização, explica Valdir Agostinho Piran. Algumas pessoas preferem anotar, enquanto outras optam por planilhas e ferramentas de organização financeira. Independente do método que você escolher, liste todas as suas despesas, destaque as que forem essenciais e corte os gastos superficiais. Isso vai te ajudar a economizar.
Esteja ciente sobre os reajustes
É preciso saber que mesmo depois que os negócios estejam fechados referente ao aluguel do imóvel, podem ocorrer reajustes no valor do aluguel, explica Valdir Agostinho Piran. Geralmente os reajustes no aluguel são anuais e de acordo com os índices de preços do mercado que se encontram em tabelas. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você, boa sorte para encontrar seu imóvel.