Ao ter um animal de estimação em casa, seja ele gato ou cachorro, o tutor deve se atentar aos cuidados básicos de saúde do animal para garantir uma melhor e maior qualidade de vida. Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que uma das garantias básicas de proteção à saúde do pet é manter o calendário de vacinação em dia.
Para o empresário, ponderar sobre a vacinação dos pets é, além de proteger o animal de doenças infecciosas, um ato de cuidado com a família e o próprio lar. Afinal, algumas das enfermidades diagnosticadas em cães e gatos podem ser transmissíveis e contraídas pelo ser humano. Sergio Wilfrido Vasques Benitez complementa também que investir na vacinação é de suma importância, contudo, deve-se primeiramente requisitar avaliação veterinária do animal com relação às suas condições clínicas para, posteriormente, receber autorização de aplicação das doses necessárias.
Com a questão levantada, surgem dúvidas sobre quais são as vacinas que cada um (cachorro ou gato) precisam tomar. Sergio Wilfrido Vasques Benites reforça que o período exato de vacinação de ambos é indicado entre a sexta e a décima segunda semana de vida, porém, as doses e vacinas de cada um são distintas, com exceção da vacina antirrábica que é aplicada para os dois animais e distribuída gratuitamente pelo governo.
No caso dos cachorros, é aplicada três vezes a dose de polivalente, com reforço dado após intervalo de três a quatro semanas. Além de receberem outras vacinas nos primeiros meses de vida como a Giárdia e a Traqueobronquite Infecciosa. A antirrábica é iniciada após doze semanas de vida do animal.
Já para os felinos, deve-se aplicar a dose quádrupla felina que protege contra Clamidiose Felina, Calicivirose Felina, Rinotraqueíte e Panleucopenia, com reforço aplicado após três ou quatro semanas. Caso os bichanos tenham apresentado resultado negativo para Leucemia felina (FeLV) pode-se aplicar a dose quintupla ou a vacina individual contra FeLV. A antirrábica pode ser aplicada entre os períodos de 12 a 16 semanas.
Por fim, Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que os benefícios alcançados através da imunização possibilitam uma melhor qualidade de vida, tanto para o animal, quanto para o tutor. Os cuidados com a saúde ao adquirir um animal, independente de qual seja, são essenciais para a manutenção de qualidade e aumento da expectativa de vida daqueles que se escolhe cuidar e amar.