Os vinhos são uma das bebidas mais tradicionais e há vários apreciadores. Essa bebida pode proporcionar experiências incríveis aos fãs do produto. Por esse motivo, vamos destacar para você sobre os principais tipos de vinho.
Vinho tinto
Trata-se de um dos tipos mais tradicionais e o sabor da bebida é menos evidente se comparado com alguns tipos, como os brancos. Por essa razão, esse tipo de vinho precisa de interação com oxigênio para que os aromas sejam mais perceptíveis.
Esse produto é feito por meio da extração de uvas tintas e pode ter diferentes classes, como seco, demi sec, suave etc. O tinto se caracteriza pelo fato de ter uma coloração avermelhada e trata-se do vinho mais apreciado no mundo.
Vinhos brancos
São feitos de uvas-brancas ou tintas. Eles se caracterizam por serem leves, terem boa acidez e serem frutados. Vale destacar ainda que os vinhos brancos podem ter aspecto amarelado ou serem quase incolores. Além disso, são versáteis e podem acompanhar pratos com peixes e carnes brancas.
Vinhos Fortificados
Apresentam entre 14 e 18% de teor alcoólico e também tem um sabor adocicado. Isso acontece porque o teor de glicose no vinho fortificado é de 20 gramas por litro. O vinho do Porto, produzido em Portugal, é um dos principais destaques. Trata-se de uma ótima bebida para acompanhar as sobremesas no nosso cotidiano.
Espumantes
Trata-se de vinhos com altos níveis de gás carbônico, fazendo borbulhar quando servido. Esse gás, portanto, é facilmente percebido nas taças e os espumantes estão presentes em diversas bebidas, como os champagnes.
Na maioria das vezes, os espumantes costumam ser utilizados em ambientes mais formais (principalmente o champagne) ou em situações especiais, como no Réveillon.
Vinhos Rosés
Apresentam sabor frutado, têm coloração rosada e se caracteriza por ter bastante acidez. Os rosés podem ser feitos por meio de diferentes metodologias, como a maceração, prensagem, corte etc.
Vale ressaltar ainda que os rosés são leves e não sobrepõem-se ao sabor dos pratos, proporcionando flexibilidade para a bebida. Isso porque, se considerarmos as características mencionadas anteriormente, pode-se dizer que a bebida pode ser utilizada em diversas situações do nosso cotidiano.