O programa de fidelidade da farmácia é facilmente associado com promoções segmentadas, cartões de benefícios e estratégias de desconto, certo? Manoel Conde Neto, empresário e ex-diretor da Farma Conde, considera essa ação um sucesso, desde que seja aplicada da maneira correta. E, para isso, algumas mudanças precisam ser realizadas antes mesmo de realizar o cadastro do primeiro cliente.
Isso porque, para ter um programa de fidelidade de sucesso, é fundamental modificar o modo de enxergar o varejo farmacêutico. Para o empresário Manoel Conde Neto, o empreendedor que atua no setor deve trabalhar com foco no cliente. Sendo assim, antes de aplicar esse tipo de estratégia, deve-se questionar: a farmácia está voltada para as necessidades do cliente?
Esse modo de pensar é um diferencial para o sucesso dos negócios. Assim, quando alinhado com as atitudes que antecedem a implementação do programa de fidelidade da farmácia, o empresário certamente alcançará seus objetivos. Confira, a seguir, quais são essas atitudes determinantes:
- Prática da empatia com o cliente
Para compreender com eficácia quais serão as melhores estratégias adotadas para conquistar os clientes, é preciso desenvolver a empatia. Na ótica do empresário Manoel Conde Neto, é imprescindível escutar os clientes com relação às suas sugestões, necessidades e dúvidas.
Além disso, é preciso colocar-se no lugar do consumidor para entender o que ele valoriza e quais são suas expectativas ao entrar em uma farmácia. Ao conhecer esses aspectos, é possível trabalhar para superar essas demandas e transparecer confiança durante o atendimento para captar os consumidores.
- Criação de relacionamento a longo prazo com cliente
Antes de implementar um programa de fidelidade em sua farmácia, é fundamental elaborar estratégias para fidelizar clientes e fortalecer o relacionamento. Na percepção do empresário Manoel Conde Neto, para que isso ocorra, é preciso que seu estabelecimento esteja alinhado nos quesitos de boas compras, administração eficiente e atendimento das demandas para vender mais.
Com isso, é possível oferecer descontos com o objetivo de atrair o consumidor, ao elaborar a estratégia de precificação, será possível demonstrar os benefícios de escolha da sua loja ao invés da concorrência. Entretanto, nesse aspecto, é essencial estabelecer um equilíbrio entre o fluxo de caixa e a entrega de “valor” ao consumidor.
- Busca de informações no mercado
Por fim, o empresário Manoel Conde Neto considera que nenhuma ação da farmácia estará 100% alinhada e com garantia de sucesso se não houver uma estratégia bem estruturada. Essa, por sua vez, deve se basear nos dados, informações e tendências do mercado. Por isso, não deixe de consultar o setor farmacêutico e adquirir novos conhecimentos para aplicar nas ações de seu negócio.